Skip navigation links
A PSP
A PSP Aconselha
Programas Especiais
Recrutamento
Armas e Explosivos
Segurança Privada
Galeria de Media
Protecao_de_dados.aspx
Logo
Optimizado para: IE7+ | firefox 1.5+ 1024 x 768
 
Actividades

VILA FRANCA DE XIRA - Detido suspeito de burla a cidadãos idosos.

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da Divisão de Policial de Vila Franca de Xira, no dia 22 de novembro, pelas 11h30, na Rua Dr. Vasco Moniz, em Vila Franca de Xira, procedeu à detenção de um homem com 26 anos de idade, pela prática do crime de Resistência e Coação sobre funcionário.

O suspeito, momentos antes, numa artéria nas proximidades, tentou burlar uma cidadã idosa, não logrando os seus intentos, uma vez que se apercebeu da proximidade de Agentes da PSP que patrulhavam aquele local, abandonando o local num veículo.

A cidadã alertou a equipa do MIPP do que se acabara de passar, pelo que os elementos policiais abordaram a viatura do suspeito. Durante a fiscalização da viatura o respetivo condutor agrediu o Agente que o fiscalizava e encetou fuga apeada, vindo a ser intercetado e detido, a poucos metros de distância.

Após averiguação foi apurado que o ora detido encontra-se indiciado em vários processos em investigação nesta PSP, sendo suspeito de fazer da burla modo de vida, utilizando o seguinte modo de atuação:
•  É minucioso a escolher os alvos para efetuar este tipo de crime, pelo que aborda sempre pessoas idosas, começando a falar com as mesmas a dizer que as conhece e que vai abrir uma loja de ouro (ourivesaria), e pede para ver os anéis ou alianças em ouro que elas tragam, ao que as vítimas acedem.
•  De seguida o suspeito diz que vai dar às vítimas artigos como relógios, carteiras ou perfumes. Nesse momento pega num saco de plástico onde tem as ofertas, faz de conta que coloca dentro do mesmo as alianças ou anéis das vítimas e dá-lhes o referido saco, abandonando de imediato o local.

O detido tinha na sua posse diversos artigos que supostamente utilizava para a prática do ilícito de que é suspeito, como relógios, carteiras e perfumes, de valor diminuto, os quais foram apreendidos.

O suspeito foi presente a 1.º Interrogatório Judicial no Tribunal de Vila Franca de Xira, tendo sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Para evitar ser vítima de burla, a PSP aconselha, uma vez mais:
•  Evite dar informações sobre a sua vida a pessoas estranhas;
•  Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas em casa;
•  Desconfie de esquemas em que lhe prometam ganhos fáceis;
•  Tome uma atitude discreta quando for ao banco levantar ou depositar dinheiro e preste atenção aos indivíduos mal-intencionados;
•  Tenha sempre à mão os números de telefone para poder comunicar com alguém, principalmente com a Polícia;
•  Tente memorizar as características dos suspeitos, a viatura utilizada e o destino seguido.
Se for abordado por desconhecidos que lhe prometam vantagens ou lucros, não se esqueça: poderá estar a ser vítima de um “conto do vigá
rio”. Não se deixe convencer e informe de imediato a Polícia.
Links Úteis  ::   Mapa do Sítio  ::   Webmail  ::   Portal Social  ::   YouTube  ::   Facebook  ::   Twitter  ::   Contacte-nos
Desenvolvido por Wiz | Polícia de Segurança Pública © todos os direitos reservados | MAI
Politica de Privacidade
COMPETE QREN MAI RNSI Símbolo de Acessibilidade na Web
Carro