Skip navigation links
A PSP
A PSP Aconselha
Programas Especiais
Recrutamento
Armas e Explosivos
Segurança Privada
Galeria de Media
Protecao_de_dados.aspx
Logo
Optimizado para: IE7+ | firefox 1.5+ 1024 x 768
 
Actividades

PORTO - Operação Policial de combate ao furto e recetação de cobre

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através do efetivo da Divisão de Investigação Criminal realizou mais uma operação policial cujo propósito assenta na desagregação de grupos de indivíduos que de forma organizada se dedicam à prática dos crimes de furto e recetação de metais não ferrosos (cobre).
 
A citada operação desenvolvida pela equipa especial de combate ao crime de furto de metais não ferrosos constituída pela Divisão de Investigação Criminal no âmbito da circular 03/2012 da Procuradoria-Geral da República, teve como objetivo a identificação e interceção de autores dos ilícitos em foco.
 
Da operação desenvolvida na área de Porto, resultou a detenção de um homem de 30 anos de idade, desempregado e residente no Porto.
 
O suspeito encontra-se referenciado por esta Polícia, desde Setembro de 2012, pela prática de diversos crimes de furto de metais não ferrosos, nomeadamente de cobre.
 
O suspeito, foi, presente ao Ministério Público, junto do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
 
No âmbito das investigações que decorrem sob a direção do DIAP do Porto, a equipa especial da Divisão de Investigação Criminal de combate ao crime de furto de metais não ferrosos, tem contado com a colaboração da Brigada de Proteção Ambiental da PSP (BRIPA) e de inspetores da Autoridade Tributária.
 
 
De referir que, desde a criação da supracitada equipa, foram detidas 53 pessoas, por suspeita da prática dos crimes de furto e recetação de metal não ferroso (cobre) subtraído de infra estruturas de distribuição de energia elétrica, infra estruturas de telecomunicações, painéis informativos colocados junto da rede de circulação rodoviária, edifícios e armazéns localizados nas zonas norte e centro do país, nomeadamente nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra e Leiria.
 
Das operações policiais desenvolvidas, até à presente data, resultaram ainda:

A Constituição de 146 arguídos;
105 Buscas domiciliárias e não/domiciliárias;

Operadores de Gestão de Resíduos (sucatas)
- 22 fiscalizados
- 03 fiscalizados e encerrados.
 
Apreensões
- 30.870 Kg de cobre proveniente em grande parte de furtos das redes de distribuição de energia elétrica e infra estruturas de telecomunicações (foto);
- 14 veículos automóveis (foto);
- 12 armas de fogo.
 
Autos de Notícia por contraordenação (ANCO)
- 800.000 € em coimas aplicadas pela BRIPA
Medidas de coação:
- Prisão preventiva – 19
- Obrigação de permanência na habitação - 04
- Apresentações periódicas junto das Autoridades - 21.
 
 
Links Úteis  ::   Mapa do Sítio  ::   Webmail  ::   Portal Social  ::   YouTube  ::   Facebook  ::   Twitter  ::   Contacte-nos
Desenvolvido por Wiz | Polícia de Segurança Pública © todos os direitos reservados | MAI
Politica de Privacidade
COMPETE QREN MAI RNSI Símbolo de Acessibilidade na Web
Carro