Consulta Preliminar ao Mercado - Aquisição de Serviços de Outsourcing de Recursos Técnicos Especializados em Tecnologias de Informação

Consulta Preliminar ao Mercado - Aquisição de Serviços de Outsourcing de Recursos Técnicos Especializados em Tecnologias de Informação
 
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a promover uma consulta preliminar ao mercado (Art.º 35.º-A do CCP), para aquisição de serviços de outsourcing de recursos técnicos especializados em tecnologias de informação, no âmbito da implementação do Plano Estratégico de Sistemas de Informação da PSP (PESI2).
 
A presente consulta preliminar destina-se à preparação do subsequente procedimento pré-contratual e visa:
a) Apurar a disponibilidade e capacidade do mercado para o fornecimento de recursos técnicos especializados em regime de outsourcing;
b) Definir o preço base do procedimento a realizar, em conformidade com o n.º 3 do artigo 47.º do CCP;
c) Identificar as certificações técnicas consideradas essenciais pelo mercado para cada perfil profissional;
d) Estabelecer Acordos de Nível de Serviço (SLA) adequados às necessidades operacionais do DSIC;
e) Determinar o tipo de procedimento mais adequado (concurso público, concurso limitado, etc.);
f) Avaliar a viabilidade da estrutura contratual proposta em quatro lotes distintos.
 
Os temas sujeitos à Consulta Preliminar são os que constam do documento disponível em www.psp.pt, sendo que os pedidos de esclarecimentos devem ser enviados para o email abaixo indicado até ao dia 31 de outubro de 2025.
 
Esta iniciativa decorre no âmbito da implementação do  Plano Estratégico de Sistemas de Informação da PSP, que pode ser consultado (link)» PESI, e  alinha-se com os objetivos mais amplos de modernização administrativa e transformação digital da Administração Pública (AP) Portuguesa (vide mosaico.gov.pt).
 
Os operadores económicos interessados em apresentar contributos deverão remeter email para npidqo.dsic@psp.pt (Núcleo de Planeamento, Investigação, Desenvolvimento e Qualidade Organizacional do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações da Direção Nacional da PSP) até ao dia 21 de novembro de 2025.
 
Todas as informações disponíveis no documento (link)» consulta preliminar.
 
A PSP agradece antecipadamente o interesse e a colaboração de todos os operadores económicos que decidam participar nesta Consulta Preliminar.​

Consulta Preliminar ao Mercado - PT/2024/FSI/4 MIC-SEI

​Consulta Preliminar ao Mercado - Aquisição serviços de consultoria e de Soluções para a Modernização do Sistema de Investigação Criminal e Sistemas Conexos (Projeto MIC/SEI)

Consulta Preliminar - Projeto MIC-SEI.pdf

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a promover uma consulta preliminar ao mercado (Art.º 35.º-A do CCP), no âmbito dos trabalhos preparatórios para eventuais procedimentos aquisitivos serviços de consultoria e aquisição de Soluções ou desenvolvimentos à medida  para a Modernização do Sistema de Investigação Criminal e Sistemas Conexos da PSP (Projeto MIC/SEI).

Na presente consulta preliminar ao mercado pretende-se identificar a disponibilidade dos operadores económicos para:

  • Prestação de um serviço de consultoria no âmbito da Arquitetura de Sistemas de Informação (AS-IS e TO-BE);
  • Implementação de Sistema de Gestão de Dados Mestre (MDM), seja através de uma solução de mercado ou desenvolvimento à medida;
  • Implementação de Sistema de Auditorias (Segurança, Privacidade, Qualidade), seja através de soluções de mercado ou desenvolvimento à medida, ou soluções híbridas;
  • Implementação do Sistema Integrado de Prevenção e Investigação Criminal (SIPIC), seja através de soluções de mercado ou desenvolvimento à medida, ou soluções híbridas;
  • Implementação de outras soluções conexas, identificadas no ponto 3.5;

​Os operadores económicos deverão para o efeito fornecer a informação solicitada no ponto 4, nomeadamente:

  • Informação sobre a empresa e experiência, especialmente em projetos de natureza similar aos pretendidos;
  • Identificação das soluções propostas, para parte ou para a globalidade dos módulos/funcionalidades elencadas;
  • Informação sobre a implementação e eventuais serviços associados para a sua operacionalização;
  • Informação sobre os serviços de manutenção/suporte;
  • Informação sobre o modelo de preços indicativo;
  • Identificação de outras informações relevantes e conexas com o projeto.

Os temas sujeitos à Consulta Preliminar são os que constam do documento disponível em www.psp.pt, com prazo limite para envio de propostas até ao dia 31 de outubro de 2025.

As soluções apresentadas deverão demonstrar capacidade de adaptação ao contexto único de uma força de segurança nacional, abrangendo não só os requisitos standard da administração pública portuguesa, mas também as especificidades legais, operacionais, hierárquicas e de segurança (incluindo a gestão de informação classificada) inerentes à missão e estrutura da PSP.

Esta iniciativa decorre no âmbito da implementação do  Plano Estratégico de Sistemas de Informação da PSP, que pode ser consultado (link)»  PESI, e  alinha-se com os objetivos mais amplos de modernização administrativa e transformação digital da Administração Pública (AP) Portuguesa (vide mosaico.gov.pt).

Os operadores económicos interessados em apresentar contributos deverão remeter email para npidqo.dsic@psp.pt (Núcleo de Planeamento, Investigação, Desenvolvimento e Qualidade Organizacional do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações da Direção Nacional da PSP) até ao dia 31/10/2025. Poderão ser solicitados esclarecimentos, para o mesmo email, até 30 de setembro de 2025.

Todas as informações disponíveis no documento (link)» Consulta Preliminar​.

A PSP agradece antecipadamente o interesse e a colaboração de todos os operadores económicos que decidam participar nesta consulta preliminar.

Consulta Preliminar ao Mercado - Aquisição de Sistema Integrado de Gestão (ERP) e Solução de Gestão Documental e do Conhecimento para a Polícia de Segurança Pública (PSP)

Consulta Preliminar ao Mercado - Aquisição de Sistema Integrado de Gestão (ERP) e Solução de Gestão Documental e do Conhecimento para a Polícia de Segurança Pública (PSP)

Polícia de Segurança Pública (PSP) está a promover uma consulta preliminar ao mercado (Art.º 35.º-A do CCP), no âmbito dos trabalhos preparatórios para eventual procedimento aquisitivo de soluções para o Sistema Integrado de Gestão (ERP) e para de Gestão Documental e do Conhecimento.

 

Objetivos:

Na presente consulta preliminar ao mercado pretende-se identificar:

  • informações sobre soluções tecnológicas que assegurem, de forma integrada ou comprovadamente interoperável de forma nativa e fluida, as funcionalidades de um Sistema Integrado de Gestão (ERP) e de uma Solução de Gestão Documental e do Conhecimento (DMS/KM);
  • informação sobre plataformas únicas que englobem ambas as valências ou sobre soluções distintas (best-of-breed) que garantam uma interoperabilidade robusta e comprovada, particularmente ao nível dos processos, dados e metadados partilhados entre o ERP e a Gestão Documental, assegurando a consistência e a rastreabilidade da informação end-to-end;
  • O preço base a considerar pela entidade adjudicante face aos serviços pretendidos, bem como demais custos estimados (de implementação e manutenção);
  • Licenciamento (valor ano) e infraestrutura necessários, e outros valores a considerar;
  • Plano macro de execução com cada um dos componentes da solução;
  • Outros aspetos detalhados no documento da consulta.

Âmbito:

Os temas sujeitos à Consulta Preliminar são os que constam do documento disponível em www.psp.pt, desde o dia 07 de maio de 2025 até ao dia 30 de maio de 2025.

As soluções apresentadas deverão demonstrar capacidade de adaptação ao contexto único de uma força de segurança nacional, abrangendo não só os requisitos standard da administração pública portuguesa, mas também as especificidades legais, operacionais, hierárquicas e de segurança (incluindo a gestão de informação classificada) inerentes à missão e estrutura da PSP.

Esta iniciativa decorre no âmbito da implementação do  Plano Estratégico de Sistemas de Informação da PSP, que pode ser consultado (link)»​ PESI, e  alinha-se com os objetivos mais amplos de modernização administrativa e transformação digital da Administração Pública (AP) Portuguesa (vide mosaico.gov.pt).

 

Participação:

Os operadores económicos interessados em apresentar contributos deverão remeter email para npidqo.dsic@psp.pt (Núcleo de Planeamento, Investigação, Desenvolvimento e Qualidade Organizacional do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações da Direção Nacional da PSP) até ao dia 30/05/2025. Poderão ser solicitados esclarecimentos, para o mesmo email, até 16 de maio de 2025.

Todas as informações disponíveis no documento (link)» Consulta Preliminar.

Para indicação da estrutura de custos deverá ser tido em conta o seguinte ficheiro (infra).

 Consulta Preliminar ERP - Estrutura Custos Indicativa (Projeção a 5 Anos).pdf


​A PSP agradece antecipadamente o interesse e a colaboração de todos os operadores económicos que decidam participar nesta consulta preliminar.

​Consulta Preliminar ao Mercado - Aquisição de Sistema Integrado de Gestão (ERP) e Solução de Gestão Documental e do Conhecimento para a Polícia de Segurança Pública (PSP)