O que é?

O Programa Comunicar em Segurança resulta de uma parceria entre a PSP a MEO e a Fundação Altice que promove uma cultura de segurança direcionada para a utilização correta, das novas tecnologias por parte dos jovens, sensibilizando-os para os perigos e riscos da internet. 

No âmbito deste programa foram desenvolvidos conteúdos multimédia adaptados aos diferentes níveis de escolaridade de crianças e jovens, assim como para professores, pais e encarregados de educação. Estes recursos estão disponíveis no website do programa.​

Desde o início deste programa em 26 de novembro de 2015, até ao final do ano letivo 2021/2022, foram realizadas 9.949 ações grupais de sensibilização subordinadas à prevenção da criminalidade online e à utilização segura das tecnologias de informação e comunicação, pelas Equipas do Programa Escola Segura da PSP (EPES), às quais assistiram 230.945 alunos. No ano letivo de 2021/2022, a PSP contabilizou 1.720 ações grupais de sensibilização subordinadas ao tema em apreço e que contaram com a presença de 32.952 alunos.

Especificamente entre 1 e 9 de fevereiro de 2022, assinalando o dia da Internet mais Segura (9 de fevereiro), a PSP desenvolveu a operação “Internet Mais Segura" sensibilizando 16.827 jovens em 755 ações grupais e outros 793 através de contatos individuais de prevenção criminal, em 347 escolas do território nacional.

Paralelamente às ações grupais de sensibilização mencionadas anteriormente, existem outras ações especificas em determinados momentos do ano letivo, dedicadas à Segurança na Internet, realizadas no âmbito deste programa, nas quais as EPES colaboram com os técnicos da Fundação Altice, destacando-se o:

  • ​​​Passatempo “Comunicar em Segurança” – Este passatempo existe desde 2016 e é promovido pela Fundação Altice, MEO e a PSP. Deste passatempo faz parte integrante um tour nacional designado por “Roadshow”, no qual, já foram realizadas 126 sessões que contaram com a presença de 14.363 alunos. Este passatempo e o “roadshow” pretendem promover a utilização saudável e correta das Tecnologias de Informação e Comunicação, através de sessões grupais de sensibilização e de jogos;
  • Teatro “Id a Tua Marca na Net” – Esta peça de teatro encenada e interpretada por atores conhecidos do público juvenil e patrocinada pela Fundação Altice, alerta de uma forma divertida os jovens para os riscos na utilização da internet. Desde o ano letivo 2017/2018 que a Fundação Altice disponibiliza sessões desta peça de teatro, para que a PSP defina os locais e convide as escolas/turmas do 3º ciclo e do ensino secundário a comparecerem. ​

 

Neste âmbito já foram realizadas 48 sessões que contaram com a presença de 15.493 alunos. No ano letivo 2021/2022 realizaram-se 19 sessões da peça de teatro “Id a Tua Marca na Net”, organizadas pela PSP, que contaram com a presença de 4.843 alunos.