
Balanço da Campanha Cinto-me Vivo
A Campanha de Segurança Rodoviária Cinto-me Vivo, da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu de 9 a 15 de setembro de 2025 e visou alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.
Esta campanha contou, ainda, com a participação dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira na realização de ações de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização dos comandos Regionais da PSP.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a campanha foi divulgada nos meios digitais e em cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas, em simultâneo, com as operações de fiscalização da PSP e da GNR, em Almada, Coimbra, Gondomar, Santa Maria da Feira e em Vila do Conde. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Na campanha foram sensibilizados 702 condutores, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:
• Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada, e adaptada à altura e peso da criança;
• Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância;
• Utilize o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado.
No âmbito desta Campanha, realizada entre 9 e 15 de setembro, foram fiscalizados automaticamente por radar 5.411.133 veículos, dos quais 53.836 pelas Forças de Segurança (PSP e GNR) e 5.357.297 pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
As Forças de Segurança fiscalizaram presencialmente 75.176 veículos e condutores.
No total foram fiscalizados, quer através de meios automáticos, quer presencialmente, 5.486.309 veículos.
Do total de 5.486.309 de veículos fiscalizados, durante a campanha, registaram-se 22.605 infrações rodoviárias, das quais 648 referentes à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.
Das 648 infrações relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança 638 registaram-se no Continente e 10 nas Regiões Autónomas, tendo sido 554 detetadas pela GNR e 94 pela PSP.
Nesta Campanha, registaram-se 2.963 acidentes, de que resultaram sete vítimas mortais, 68 feridos graves e 962 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2024, verificaram-se igual número de acidentes, menos nove vítimas mortais, mais 12 feridos graves e menos sete feridos leves.
As sete vítimas mortais, seis do género masculino e uma do género feminino, tinham idades compreendidas entre os 18 e os 76 anos.
Os sete acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Coimbra (2), Évora (1), Lisboa (1), Porto (1) e Setúbal (2).
Estes acidentes consistiram em três colisões (que envolveram seis veículos ligeiros e dois motociclos), três despistes (que envolveram um veículo ligeiro, um motociclo e um velocípede) e um atropelamento (que envolveu um veículo ligeiro).
Os acidentes ocorreram, respetivamente, em cinco estradas nacionais e dois arruamentos.
Esta foi a nona de 11 campanhas no âmbito do PNF de 2025; e, até ao final do ano, realizar-se-ão mais duas campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.
As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização ocorrem, anualmente, pela PSP, ANSR e GNR, desde 2020, com temáticas definidas, segundo as recomendações europeias, para cada um dos anos. O PNF de 2024 consagrou como prioritários os temas velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e veículos de duas rodas a motor.
À semelhança de 2024, durante este ano serão realizadas campanhas de sensibilização e de fiscalização, com as mesmas temáticas.
Das nove campanhas, que decorreram em 2025, foram realizadas 41 ações, durante as quais 6.385 pessoas foram sensibilizadas, presencialmente. Quanto às ações de fiscalização, o número de condutores fiscalizados, presencialmente, foi de 568.827. Por radar, foram controlados 51.225.370 veículos.
A sinistralidade rodoviária não configura uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas, através da adoção de comportamentos seguros na estrada.
Acidentes com vítimas mortais:
10 de setembro de 2025
- Despiste de um veículo ligeiro em curva na EN230, ao Km 122,100, em Gavinhos de Cima, Coimbra, do qual resultou a morte do condutor, do sexo masculino, de 75 anos.
11 de setembro de 2025
- Atropelamento de peão em berma na EN10, ao Km 27,230, em Azeitão, Setúbal, do qual resultou a morte do peão, do sexo feminino, de 66 anos.
- Despiste de um motociclo em curva, na EN374, ao Km 20,100, na Guia, Lisboa, do qual resultou a morte do condutor, do sexo masculino, de 18 anos.
12 de setembro de 2025
- Colisão traseira em reta, na EN13, ao Km 35,2, na Estela, Porto, seguida de despiste de um veículo ligeiro, indo embater no motociclo que circulava no sentido oposto e também no veículo ligeiro, que também circulava em sentido oposto ao veículo que se despistou. Esta colisão causou a morte do condutor do motociclo, do sexo masculino, de 29 anos.
- Colisão na EN2, ao Km 474,9, em Mora, Évora, entre dois veículos ligeiros. Um dos veículos não respeitou a sinalização de cedência de passagem, tendo sido embatido pelo outro veículo, do qual resultou a morte do condutor que conduzia o veículo que não respeitou a sinalização. A vítima mortal, do sexo masculino, tinha 76 anos.
- Despiste de um velocípede em Vila Nova, Coimbra, do qual resultou a morte do condutor, do sexo masculino, de 55 anos.
14 de setembro de 2025
- Colisão em Setúbal entre um motociclo e um veículo ligeiro, da qual resultou a morte do condutor do motociclo, do sexomasculino, de 28 anos.