Safe Communities Portugal

​O Protocolo com a Safe Communities Portugal foi celebrado em 26 de setembro de 2016, com âmbito nacional, tendo como objetivo a promoção de uma cultura de prevenção criminal, incidindo maioritariamente na divulgação de informação pertinente, capaz de promover a segurança subjetiva. O público-alvo deste protocolo são as pessoas pertencentes a todas as comunidades, das várias nacionalidades, presentes em Portugal, que estejam ou tencionem vir a território nacional, quer com o propósito de aqui residirem ou somente com fins lúdicos de permanência temporária.

A Associação Safe Communities Portugal, baseia- se na filosofia que sustenta que o envolvimento entre a Policia e a comunidade é essencial para alcançar e manter uma sociedade mais segura e protegida. Este princípio fundamental fornece a estrutura sobre a qual Associação define o seu objetivo estratégico, que é o apoio ao trabalho da Polícia através da promoção de comunidades mais seguras, melhorando a sensibilização para a segurança e, portanto, reduzindo o risco de se tornar vítima de um crime.

A Associação Safe Communities Portugal alcançou um marco importante no seu desenvolvimento quando, em maio de 2018, foi declarada entidade de utilidade pública pelo Conselho de Ministros (Diário da República n.º 96/2018, Série II de 2018-05-18).

A Associação Safe Communities Portugal é composta por voluntários ativos, com experiência nas áreas da segurança pública, proteção e policiamento. Em 2018 reforçaram o seu corpo de profissionais, nomeando consultores nas áreas da gestão do combate aos incêndios, da proteção ambiental e da proteção civil, tendo participado em vários exercícios de proteção civil do governo para ajudar a ampliar a experiência de trabalho em momentos de crise.

Para melhorar o processo de comunicação com as Autoridades e serviços de emergência médica, a Associação Safe Communities Portugal desenvolveu um cartão de identificação de emergência dirigido a turistas e residentes estrangeiros em Portugal, mas que poderá ser utilizado por qualquer cidadão nacional.

O Cartão de Emergência não substitui um documento de identificação oficial, mas pretende funcionar como uma fonte de informação adicional que contém dados específicos como medicação, alergias, doenças atuais ou até informação sobre as Autoridades dos países de origem dos cidadãos, para situações em que se revele necessário estabelecer um contacto direto.

Em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública e o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Associação Safe Communities Portugal pretendeu desta forma dar resposta a uma necessidade identificada pela comunidade estrangeira em Portugal, disponibilizando num único documento dados pessoais e de saúde que podem ser úteis às equipas médicas e às Autoridades numa situação de emergência.

Link para download:

https://www.safecommunitiesportugal.com/wp-content/uploads/2019/06/Emergency-Card_fill.pdf