Procedimento Concursal para Admissão ao Curso de Formação de Agentes de Polícia


Escola Prática de Polícia é responsável por administrar o curso base de acesso à carreira policial.

A candidatura dos alunos à Escola Prática de Polícia, para frequência do Curso de Formação de Agentes de Polícia, é feita por anúncio público. O número de vagas para ingresso é fixado por Despacho do Ministro da Administração Interna, sendo publicado na II Série do Diário da República.

Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Agentes, destinado ao Ingresso na Carreira de Agentes de Polícia da Polícia de Segurança Pública, aberto pelo Aviso n.º 1922/A/2025/2, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 14, de 21 de janeiro de 2025.


Publicação de 07 de abril de 2025​

24º CCFA - LISTA FINAL DE CANDIDATOS ADMITIDOS

24º CCFA - LISTA FINAL DE CANDIDATOS ADMITIDOS.pdf



24º CCFA - LISTA FINAL DE CANDIDATOS EXCLUÍDOS

24º CCFA - LISTA FINAL DE CANDIDATOS EXCLUIDOS.pdf

Publicação de 13 de março de 2025​


24º CCFA - CANDIDATOS ADMITIDOS

24º CCFA - CANDIDATOS ADMITIDOS.pdf


24º CCFA - CANDIDATOS EXCLUIDOS 

24º CCFA - CANDIDATOS EXCLUIDOS.pdf


EXERCÍCIO DO DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DE INTERESSADOS

Exercício do Direito de Participação de Interessados.pdf


Publicação de 21 de janeiro de 2025​

Aviso n.º 1922-A-2025-2, de 21-01-2025. Aviso de Abertura de Procedimento Concursal - CFA da PSP.pdf


Constituição do Júri - 24º CFA - Ata de 23 de janeiro de 2025​

Ata Nº 1º - 24º CCFA.pdf



Procedimento Concursal para Admissão para frequência do Curso de formação de Oficiais de Polícia

iscpsi 2024 concurso.jpg

Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna confere, nos termos da lei, graus académicos em áreas científicas relevantes para a segurança interna.

A candidatura dos alunos ao ISCPSI, para frequência do Curso de Formação de Oficiais de Polícia, é feita por anúncio público. O número de vagas para ingresso no primeiro ano é anualmente fixado por Despacho do Ministro da Administração Interna, sendo publicado na II Série do Diário da República.

Condições Gerais de Admissão

  • Ser cidadão português;
  • Ter menos de 21 anos em 31 de dezembro do ano em que se realiza o concurso;
  • Ter pelo menos 1,65 m de altura para os candidatos masculinos e 1,60 m para candidatos femininos;
  • Ser titular de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente, ou demonstrar que se encontra inscrito e a concluí-lo nesse mesmo ano, até à data do encerramento do concurso;
  • Ter realizado as provas de ingresso fixadas para o estabelecimento/curso, nos termos fixadas pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, até à data do encerramento do concurso; e
  • Não ter sofrido sanção penal inibidora do exercício da função.

Condições Especiais de Admissão

  • Ter, até 31 de agosto do ano em que se realiza o concurso, pelo menos, dois anos de serviço efetivo após o seu ingresso na respetiva carreira;
  • Ter menos de 35 anos em 31 de dezembro do ano em que se efetue o concurso; e
  • Estar colocado na classe exemplar ou na 1.ª classe de comportamento

Documentos Necessários

1-      Os candidatos devem preencher a candidatura online e proceder ao pagamento, por referência de multibanco, da taxa devida, no valor de 47,86 Euros, sendo esse valor reduzido em 50% (23,93​ Euros), no caso de a candidatura ser efetuada por candidato pertencente à carreira de agente ou chefe da PSP, conforme o previsto na Portaria n.º 19/2017, de 11 de janeiro.

    1. Para pagamento do valor referido no ponto anterior, o candidato recebe, após o correto preenchimento e aceitação da candidatura, uma referência multibanco, mantendo-se a sua candidatura pendente até efetuar o pagamento atrás referido, o qual deverá ocorrer até às 24 horas do dia útil seguinte ao do término do prazo de apresentação de candidaturas ao procedimento concursal;
    2. Após o pagamento, a informação de validação da candidatura é enviada para o endereço eletrónico indicado pelo candidato, aquando da sua inscrição.
    3. A apresentação da candidatura é feita exclusivamente por via eletrónica e materializa-se com o preenchimento de um formulário de campos simples e parcialmente validado. Para o efeito, os candidatos deverão aceder à página do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em www.iscpsi.pt, em alternativa, à página da Polícia de Segurança Pública, em www.psp.pt, portal do recrutamento, ou diretamente em https://recrutamento.psp.pt, onde podem manifestar a intenção de concorrer.
    4. Após o preenchimento correto e validação da candidatura, será atribuído pelo sistema um número de candidato e uma palavra-passe de forma a permitir a consulta do processo a cada candidato.

2-      Os candidatos não pertencentes aos quadros da PSP, na data da realização das provas físicas, devem-se fazer acompanhar dos seguintes documentos:

a) Certidão narrativa completa do registo de nascimento, original ou fotocópia autenticada, passada nos doze meses, que antecedem a data de entrega. A certidão obtida online deve fazer-se acompanhar do respetivo código de acesso;

b) Certidão do registo criminal, original ou fotocópia autenticada, requerida expressamente para efeitos de admissão à PSP, passada nos três meses que antecedem a data de entrega. A certidão obtida online deve fazer-se acompanhar do respetivo código de acesso;

c) No caso de ser menor, declaração dos pais, ou de quem exercer o poder paternal, autorizando a candidatura ao concurso;

Declaração de Autorização dos pais (Menores 18 anos).pdf

d) Declaração do candidato, comprovativa da sua robustez física e aptidão para prestar provas físicas.

Declaração de Robustez Física.pdf

3-      Os candidatos pertencentes aos quadros da PSP devem solicitar aos serviços a que pertencem o envio da sua nota de assentos e estão dispensados de apresentar os documentos referidos no ponto 2.

​4-      Os candidatos que prestaram ou estejam a prestar serviço militar devem proceder à entrega de original ou fotocópia devidamente autenticada de documento, onde conste a situação militar atual do candidato, o registo disciplinar, a classe de comportamento em que se encontra, o tempo de serviço prestado nas Forças Armadas em Regime de Contrato (RC), Regime de Contrato Especial (RCE) ou Regime Voluntariado (RV) e as respetivas datas.

5-      Documentos a apresentar na 2.ª fase do Concurso (Inspeção médica):

  1. Ficha ENES 2024 (documento comprovativo da titularidade do curso de ensino secundário, da respetiva classificação e da classificação obtida no exame nacional do ensino secundário), nos termos fixados pelo Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público.

 Folheto Informativo CFOP - 2024-25.pdf


​​mais informações em
www.iscpsi.pt