O Ensino Superior Policial em Portugal - O Programa Impulso 2025

V Série - N.º3 - SETEMBRO - DEZEMBRO 2023

Esta edição da revista da Polícia Portuguesa, dando continuidade à linha editorial de anteriores publicações, procede à divulgação de inúmeras iniciativas, eventos e operações desenvolvidas pela Polícia de Segurança Pública a nível nacional, com particular enfoque no segundo semestre de 2023. Destaca-se a rubrica Ser Polícia do Comando Distrital de Braga.

O tema principal da Revista versa sobre o Ensino Universitário e é traduzido em dois textos elaborados pelo Superintendente Sérgio Felgueiras.

No artigo O Ensino Superior Policial em Portugal, o autor traz-nos à memória os primeiros propósitos, no pós-25 de abril de 1974, de formação autónoma dos quadros superiores da PSP, ideia que teria a sua concretização em 1982, com a criação da Escola Superior de Polícia (ESP), através da publicação do Decreto-Lei n.º 423/82, de 15 de outubro, sendo que a sua operacionalização apenas foi concretizada em 2 de outubro de 1984, com o início do 1.º Curso de Formação de Oficiais de Polícias. 

O segundo artigo – O Programa Impulso 2025 – dá nota da excelente iniciativa da Universidade Aberta, à qual a PSP e o ISCPSI estão associados e que permitirá vantagens significativas para todo o universo policial, tanto ao nível do desenvolvimento pessoal como profissional, assegurando oportunidades para que todo o pessoal da PSP possa enriquecer as suas competências, adaptar-se às exigências de uma sociedade dinâmica e em permanente  mudança e melhorar a sua eficácia e eficiência profissionais.

A Qualidade na Polícia

​V Série . N.º 2 . MAIO - AGOSTO 2023

Na senda de anteriores edições, este número da Revista da Polícia Portuguesa continua a divulgar as diversas atividades policiais a nível nacional, dando forma a um dos vetores fundamentais da ação policial: a proximidade.
Neste âmbito, o texto do Subcomissário Ricardo Claro aborda a temática das «Comissarias Europeias na Península Ibérica», integradas na temática da cooperação policial, pilar fundamental na estratégia policial portuguesa e europeia.
Destacamos, nesta edição, a integração da PSP na estratégia da “Qualidade” em dois artigos escritos pelo Comissário Sílvio Pires e pela Técnica Superior Isabel Ribeiro e Carmo. Abordam esta temática, dão expressão àquele que é o “Sistema de Gestão da Qualidade na Polícia de Segurança Pública – SGQ-PSP” e explicam os pilares nos quais o mesmo assenta.
Pretende-se, igualmente, (re)lembrar, nomeadamente através de uma notícia fotográfica, aquele que foi o maior evento de massas de sempre em Portugal: A Jornada Mundial da Juventude 2023, que decorreu  entre os dias 1 e 6 de agosto. A PSP, enquanto Polícia integral, detentora de diversas valências, tais como o policiamento de proximidade e a Unidade Especial de Polícia, onde se insere a atribuição exclusiva da segurança pessoal, reinventou-se para, de forma exímia, responder àquilo que o Estado e os cidadãos esperavam da sua “Polícia”: um serviço de excelência.​

Segurança Aeroportuária | 80 anos

V Série • N.º 1 • JANEIRO - ABRIL 2023

Este número da revista continua a divulgar as várias atividades policiais e de apoio e integração sócio-cultural-económico numa sociedade cada vez mais digitalizada e globalizada. Mas a Polícia de Segurança Pública, como demonstra este número da Revista Polícia Portuguesa, mantém a sua missão de aproximação e contínua ligação com as pessoas, de norte a sul do país e em qualquer parte do mundo, mostrando que a liberdade e a segurança se concretizam em todos os gestos, em especial aqueles que marcam o dia-a-dia de cada cidadão.

A Segurança Aeroportuária tornou-se mais uma competência da Polícia de Segurança Pública a interligar-se com a história contemporânea nacional, neste caso com a história dos aeroportos de Portugal, e o desenvolvimento económico, cultural e social de Portugal.

O tema principal deste número “Segurança Aeroportuária | 80 anos" conta com dois textos: um do superintendente Pedro Pinho, que faz um périplo pela história da segurança aeroportuária, a sua organização, e a importância deste serviço de segurança especializado para a manutenção da segurança nacional e internacional; e outro, mais técnico, que analisa o processo por que passa a emissão de cartões de acesso às zonas restritas de segurança – ZRS –, identificando a sua tipologia, as pessoas e entidades envolvidas, os mecanismos de cooperação e respetivas responsabilidades, com especial enfoque para o papel da PSP.

OS 50 ANOS DE MULHERES COM AUTORIDADE

V Série • N.º 3 • SETEMBRO - DEZEMBRO 2022

Nesta edição temos como tema principal "Os 50 anos de Mulheres com Autoridade".

A 11 de março de 1972 alistaram-se, nos quadros da PSP, as primeiras mulheres polícias. Foram admitidas 232 mulheres de um universo de 677 candidatas. Esta iniciativa governamental e institucional teve grande impacto mediático e social, tendo estas mulheres sido recebidas pelo público com um misto de entusiasmo e curiosidade.

Para o desenvolvimento deste tema contamos com o artigo dos investigadores: Doutores Maria Fernanda Rollo, Pedro Gomes e David Farto "As pioneiras da PSP: 50 anos da Escola de Alistados Feminina (1972)" e do artigo de Michele Soares (Coordenadora da Revista Polícia Portuguesa), que nos relata as Memórias da primeira Mulher Polícia do Comando Regional da Madeira.

Finalizamos com um artigo de opinião do Superintendente-chefe José Torres sobre a Coesão Intergeracional na Polícia, tema de grande atualidade e importância.

Investigação Criminal

V Série • N.º 1 e 2 • JANEIRO - AGOSTO 2022

A revista cultiva o labor diário de todos os integrantes desta Polícia ao serviço dos valores regentes de uma sociedade democrática, como é a portuguesa, que tem como pedra angular a dignidade da pessoa humana.

O textos do tema principal – Investigação Criminal – elucidam-nos sobre a experiência e história de delegação de competências nesta área fulcral que, baseando-se numa componente técnica e na prova científica consubstanciadas no Laboratório de Criminalística e Ciência Forense, continua próxima do cidadão e das comunidades, constituindo-se um pilar importante na atividade da PSP, em combinação e harmonia com outras valências, determinantes para a proteção da vítima e para um País mais justo e seguro.

A Polícia de Segurança Pública é feita de pessoas humanas, cuja vida pessoal após a prestação de serviço à sociedade impõe um contínuo olhar e acompanhamento por parte da instituição, como se pode ver e ler no texto sobre o Projeto Phasing-out.

Notícias 2021

​V Série • N.º 3 • SETEMBRO - DEZEMBRO 2021

O presente número pretende dar destaque e valorizar o enorme trabalho comunitário e de proximidade de todos os polícias e funcionários sem funções policias dos Comandos Regionais, Metropolitanos e Distritais da Polícia de Segurança Pública.​

Busca e Salvamento

​N.º 2 Maio ​- Agosto 2021 – BUSCA E SALVAMENTO

O tema do presente número é Busca e Salvamento, uma das várias valências e atividades da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Desde de 1996, a PSP através do seu Grupo Operacional Cinotécnico (GOC), detém binómios (agentes e cão-polícia) especializados em Busca e Salvamento.

Este número, com um bloco bastante extensivo de notícias do nosso efetivo termina com um artigo atual sobre a Pandemia Covid-19, a respetiva reconfiguração do espaço público e os seus reflexos na função policial.

PANDEMIA: Fique em casa!

​N.º 1 Abril - Junho 2020 – PANDEMIA: Fique em casa!

Edição do 1.º número da V série da Revista Polícia Portuguesa mantendo a sua missão originária e o seu grande objetivo: ser um órgão de informação, de promoção e difusão da cultura institucional e nacional, e de formação para Todo o dispositivo da PSP, bem como para a sociedade civil.

A revista POLICÍCIA PORTUGUESA assume-se como um importante repositório de história institucional, documentando o presente sem olvidar o seu referencial identitário do passado e preservando a memória da Policia de Segurança Pública, projetando-se para o futuro.

O presente número regista, informa e documenta o tema da PANDEMIA destacando-se dois artigos: o primeiro “A missão da PSP no quadro da pandemia de COVID-19" e o segundo “Violência doméstica, Polícia e COVID-19".

A POLÍCIA AO SERVIÇO DO CIDADÃO

N.º 1 Janeiro- Abril 2021 – A POLÍCIA AO SERVIÇO DO CIDADÃO​

O tema central deste número elucida-nos sobre os vários programas de policiamento de proximidade desenvolvidos e criados ao nível nacional pela PSP, de modo a responder assertivamente e preventivamente às diversas solicitudes de uma sociedade em constante devir.

Termina com um artigo intitulado “Um por todos e todos pelo Planeta" sobre o ambiente e a sua proteção, onde a Polícia de Segurança Pública tem vindo assumir responsabilidades no desenvolvimento e promoção de atividades de segurança neste domínio ambiental.

UMA POLÍCIA COM HISTÓRIA

N.º 3 Outubro - Dezembro 2020 – UMA POLÍCIA COM HISTÓRIA​

O presente número quer informar e ressaltar a História de uma intuição centenária como a Polícia de Segurança Pública, que é, em si mesma, história local, nacional e internacional como demonstram as notícias publicadas na revista.

No tema central destacam-se os contributos da equipa do Projeto de I&D Polícia de Segurança Pública: História e Património que, em conjunto com a equipa PSP, tem promovido esforços para a reposição e o enaltecimento do património material e imaterial da PSP.

Termina com dois artigos: A “Missão" que nos transporta para a importância da Missão policial e a dos professores de ensino policial e o “O perfil das competências de base emocional dos investigadores criminais da PSP".​

A POLÍCIA AO SERVIÇO DA ONU

N.º 2 Julho - Setembro 2020 – A POLÍCIA AO SERVIÇO DA ONU​

O tema de destaque deste número tem como principal objetivo informar e elucidar o Público sobre a presença da PSP e as atividades policiais no plano internacional da UNPOL | ONU. Tendo presente que cada elemento da UNPOL é um defensor natural dos direitos humanos, seguem-se alguns testemunhos de Polícias da sua presença e ação na linha da frente destas Forças de Segurança.

A revista termina com dois artigos: “A Inteligência Artificial" que nos alerta para os desafios e oportunidades destes sistemas para as Forças de Segurança, suscitando a potencialidade de as tornar mais eficazes e eficientes na prevenção da criminalidade e na promoção da liberdade e segurança dos cidadãos. O segundo artigo de cariz histórico “A trunfa" retrata um dos “elementos exóticos adotados" nos Uniformes da Polícia de Macau de 1938-1963.


SEPARATA – UMA POLÍCIA PARA O SÉCULO XXI: BRVES REFLEXÕES

Com este pequeno ensaio o autor pretende fazer uma singela reflexão, sobre o modo como uma Força de Segurança como a Polícia de Segurança Pública se deve posicionar na era da globalização, ao nível social, político e económico, sem ruturas e convulsões internas e em obediência à sua vocação, história e cultural institucional.

EDIÇÃO ESPECIAL

EDIÇÃO ESPECIAL – ANOS 2017|2018|2019|2020​

Esta edição especial visa colmatar o lapso de 3 anos de interregno de publicação da Revista Polícia Portuguesa. Pretende, desta forma, registar, informar e preencher o repositório histórico institucional através de um resumo, por ordem cronológica, dos principais eventos e histórias ocorridas nestes anos.