O que é?

O programa de prevenção criminal denominado “Comércio Seguro" foi concebido pelo Ministério da Administração Interna em 1998, com o objetivo de criar um sistema de contactos de urgência entre os comerciantes e as Forças de Segurança.​​​​​ ​​Os objetivos específicos do Programa Comércio Seguro, para além do objetivo geral de prevenir o crime em Estabelecimentos Comerciais consistem em:​​

  • Aumentar o Sentimento de Segurança;
  • Adoção de Medidas Preventivas;
  • Fomentar Canais de Comunicação Privilegiados.

Para o cumprimento destes objetivos pretende-se promover:​

  • Ações grupais de sensibilização e contactos individuais com os comerciantes e com as Associações de Comerciantes locais;
  • Distribuição de folhetos informativos​;
  • Avaliação das condições de segurança dos estabelecimentos comerciais;
  • Análise das situações de risco.​​

Em 2006, com a criação por parte da PSP das Equipas de Proximidade e de Apoio à Vítima (EPAV), estas passaram a assumir a missão de zelar pela segurança na sua forma mais abrangente, em cada setor da área de responsabilidade das Esquadras. Esta missão de segurança inclui os estabelecimentos abrangidos pelo Programa Comércio Seguro, realizando as EPAV, além do habitual patrulhamento preventivo de visibilidade e proximidade, ações grupais de sensibilização e contactos individuais de prevenção criminal junto deste setor.

No âmbito do programa Comércio Seguro são desenvolvidos os subprogramas específicos: “Táxi Seguro”; “Abastecimento Seguro”; e “Farmácia Segura”.

Ações Grupais de Sensibilização e Contatos Individuais de Prevenção Criminal realizadas no âmbito do Programa Comércio Seguro a Comerciantes em Geral (não inclui ações dos subprogramas) – Últimos 5 Anos​

TIPOS DE AÇÕES

2018

2019​

2020​

2021​

2022​

TOTAL​

​Ações Grupais de sensibilização

1 391

1 220

1 412

1 861

1 886

7 770

​Contactos Individuais de Prevenção Criminal

1 461

1 683

2 187

10 472

9 006

24 809

Total 

2 852

2 863

3 599

12 333

10 892

32 579

​​Fonte: Divisão de Prevenção Pública e Proximidade, Direcção Nacional PSP, JAN2023

Anualmente no mês de dezembro a PSP realiza uma operação de âmbito nacional denominada de “MONTRA SEGURA – Na Segurança Não Há Saldos". Esta operação visa dinamizar os contactos entre a PSP e os comerciantes estabelecidos na sua área de responsabilidade, reforçando os mecanismos de coordenação e de cooperação com este público alvo e difundir através de ações de sensibilização e contatos individuais procedimentos que diminuam a oportunidade da prática de crimes nos espaços comerciais e reforcem o sentimento de segurança. Neste âmbito, no período entre 12 e 21 de dezembro de 2022 foram promovidas 331 ações grupais de sensibilização com a participação de 5.249 comerciantes e realizados 4.799 contatos individuais de prevenção criminal, totalizando 10.228 sensibilizações dedicadas à prevenção da prática de crimes em espaços comerciais.

Conselhos de Segurança e Comportamentos de Autoproteção

Medidas a adotar

  • Informe imediatamente a Polícia de todas as atividades suspeitas que tenha verificado (p. e. indivíduos ou viaturas a rondar o estabelecimento comercial);
  • Contacte a PSP sempre que tenha dúvidas ou necessite de apoio. A PSP está disponível para a realização de sessões de esclarecimento e/ou informação;
  • Crie uma rede de proteção com os comerciantes mais próximos.
  • Quando for fazer depósitos ao banco evite ruas com pouco movimento e procure ir acompanhado;
  • Quando fizer obras no seu estabelecimento confira especial relevância às questões de segurança;
  • A área do balcão de atendimento deverá possuir um piso mais elevado e munido de balcão largo – porquanto efetiva separação entre clientes e comerciantes/funcionários;
  • Não abandone as chaves do estabelecimento em qualquer lugar, fazer um molde das chaves é tarefa fácil para um ladrão com experiência.
Dupla Verificação
  • Crie o hábito da dupla verificação de fecho de portas e janelas;
  • Estabeleça o hábito deste controlo ser sempre efetuado por duas pessoas.
Espaço/ Visibilidade/ Iluminação​
  • Coloque os artigos mais valiosos perto dos locais de atendimento e arrume as prateleiras colocando os bens mais valiosos à vista, mas afastados dos acessos ao exterior do estabelecimento;
  • Não instale caixas registadoras na entrada do seu estabelecimento;
  • Garanta iluminação interior e exterior do estabelecimento;
  • Estabeleça um local seguro para refúgio em caso de emergência.

Abertura e encerramento do estabelecimento

  • O abrir e fechar do seu estabelecimento, principalmente se o fizer sozinho, são alturas críticas existindo uma maior probabilidade de se efetuar um assalto.
  • Assim sendo, redobre a vigilância, fazendo-o de preferência acompanhado;
  • Desconfie do cliente desconhecido e demasiado matinal ou daquele que chega na hora de fecho.
  • Combine com um comerciante, seu vizinho, um apoio mútuo na vigilância dos estabelecimentos e tenha o nº de telefone das lojas vizinhas - em caso de emergência/necessidade podem acionar rapidamente meios de ajuda.

Pouco dinheiro na caixa

  • Não esvazie a caixa do dinheiro à frente dos seus clientes;
  • Estabeleça uma quantia máxima diminuta de dinheiro e/ou valores a ter em caixa;
  • Proceda à recolha sistemática do dinheiro e transfira-o para um cofre.

Não revele aos seus clientes

  • Onde está colocado o botão de alarme;
  • Quando costuma vazar a caixa registadora;
  • Onde costuma guardar quantias elevadas.

Atendimento no interior do estabelecimento​

  • A existência de apenas um funcionário no atendimento facilita a atuação dos assaltantes.
  • Redobre a vigilância nas horas de maior afluência de clientes.​

Vantagens do sistema de vídeo vigilância - podem dissuadir práticas de crime se:

  • Colocados à entrada do estabelecimento e em locais considerados vulneráveis;
  • Tornar evidente a sua existência através de avisos colocados em locais bem visíveis;
  • Complementados com outras medidas de prevenção;
  • Permitem a Identificação de suspeitos, servindo como prova em Tribunal.

Vantagens do sistema de alarme*

  • Possibilidade de serem conectados à Central Pública de Alarmes;
  • Deverão ser adequados em função do tipo de estabelecimento.​​

Em Caso de Furto ou Roubo

Durante

  • Não resista se o suspeito estiver armado, (exceto quando for absolutamente necessário), nem persiga um agressor violento. É preferível uma atuação passiva/evasiva;
  • Procure manter a calma;
  • Se alguém demonstrar um comportamento agressivo, recuar - se possível para detrás do balcão - barreira ao potencial agressor;
  • Anuncie os seus movimentos e avise o assaltante caso esteja à espera de alguém;
  • Acione o alarme, apenas no caso de isso não lhe trazer grandes riscos;
  • Memorize todos os pormenores físicos do assaltante, bem como da arma que usa, da direção que tomou e do veículo que utilizou na sua fuga;
  • A segurança pessoal dos comerciantes e/ou empregados está acima de tudo o resto.

Após​​

  • Participe de imediato a ocorrência à Polícia, ligando para a Esquadra local ou 112, declarando com exatidão, apenas o que observou; 
  • Não mexa em nada e peça a colaboração de testemunhas que devem aguardar a chegada da Polícia;
  • Feche provisoriamente as instalações até as autoridades terminarem o seu trabalho.

* ​Recorra a prestado​r​es d​e serviços​​​ autorizados a instalar sistemas de segurança 

Alar​mes​ (registo)

Sistemas de Deteção e Intrusão (questões frequentes)

Sistema de Videovigilância​ (questões frequentes)​​